O governo do vai lançar em agosto a licitação para a construção de um novo Centro de Atendimento Socioeducativo, que será localizado em um dos acessos a Osório, no Litoral Norte. Em entrevista ao Gaúcha Repórter, o presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Robson Zinn, disse que a expectativa é de que o novo Case comece a receber internos no primeiro semestre de 2018.
"O Case de Osório está em processo de licitação em agosto. Esse era um processo de construção que já estava tramitando desde o governo Yeda Crusius. Estaremos em agosto com a área consolidada, licitando projetos executivos da unidade de Osório".
A Fase também projeta a construção de outras duas novas unidades, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e em Viamão. Junto com o Case de Osório, os prédios criarão 210 novas vagas no sistema da Fase.
Nesta quarta-feira (20), a Justiça interditou totalmente a unidade da Fase de Novo Hamburgo. A medida atendeu pedido da própria Fundação, diante da superlotação no local, que abriga o triplo de adolescentes de que poderia receber. A capacidade é para 60 vagas, mas hoje 197 adolescentes estão no local.
Segundo a juíza Ângela Martini, a partir de hoje não pode haver o ingresso de novos adolescentes infratores. A decisão é válida enquanto o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) não tiver número igual de monitores e de vagas.
A Fase informou que já tem os recursos garantidos para a obra de ampliação do Case Novo Hamburgo, que vai criar 30 novas vagas.