A polícia identificou, nesta quinta-feira, os suspeitos pelo furto de cerca de cinco mil peças de roupas arrecadadas no último domingo durante o Iom Mitzvah (Dia da Solidariedade), no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Os donativos estavam guardados no saguão do Clube Hebraica.
De acordo com o delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, um funcionário ligado ao clube é suspeito de ter facilitado a ação de outras três pessoas. O grupo teria agido na noite de domingo e voltado noite de segunda-feira.
Leia mais:
Ladrões furtam roupas coletadas para doação pela comunidade judaica
Campanha da comunidade judaica arrecada roupas em Porto Alegre
Com auxílio de imagens de câmeras de segurança do Hebraica, a polícia descobriu que os suspeitos usaram uma porta lateral e o estacionamento do clube para carregar as roupas.
– Não tinha como fugir. Alguém facilitou a entrada e a saída deles. São suspeitos naturais do furto – ressalta Jardim.
Apesar de terem sido identificados, ninguém foi preso até o momento. O presidente do Hebraica, Joel Fridman, estima que a carga furtada represente cerca de 10% das doações arrecadadas.
– A polícia nos disse que é difícil recuperar em casos como esse. Mas com a situação praticamente elucidada, esperamos que as doações sejam encontradas – diz Fridman.
O furto das roupas foi detectado na terça-feira, na sede do Hebraica. O cálculo é de que foram arrecadadas, no domingo, em torno de 45 mil peças de roupas.
Na expectativa de reverter o fato negativo, a comunidade judaica e a prefeitura farão um apelo à população para pedir mais doações. O objetivo é repor e até ultrapassar as peças furtadas, caso não sejam encontradas.
O prefeito José Fortunati e Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita, gravaram o pedido em vídeo para divulgar nas redes sociais, que deve ser publicado nesta sexta-feira.
A ação foi organizada pela comunidade judaica para coletar agasalhos para a população pobre de Porto Alegre e para trabalhar a cidadania junto aos jovens judeus. Sete caminhões se revezaram coletando doações em 10 bairros da Capital.
Foram servidores da prefeitura que notaram a falta de parte das doações. Ao chegar ao clube na terça-feira para buscar as roupas, perceberam um espaço vazio junto a uma parede, que, no domingo, estava cheio de peças doadas.
Os funcionários ficaram confusos, pois não havia sinais de arrombamento no clube. Mas como o material não foi encontrado, houve a decisão de comunicar o caso à polícia.
Como ajudar:
Hebraica
Endereço: Rua General João Telles, 508, Porto Alegre
Contato: (51) 3311.4056
Informações para a polícia:
1ª Delegacia de Polícia
Endereço: Rua Riachuelo, 613, Porto Alegre
Contato: (51) 3286.5456
*Zero Hora