O Ministério Público (MP) deflagrou nesta quarta-feira a Operação Mercenários, contra empresas que fornecem alimentos a presídios do Rio Grande do Sul. As informações são da Rádio Gaúcha.
São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no Estado, nos municípios de Santo Ângelo, Santa Rosa, São Borja, Cacequi e Santa Maria. Além disso, a ofensiva cumpre mandados em Chapecó, em Santa Catarina, e em duas cidades do Paraná.
As investigações, conforme o MP, dão conta que duas empresas de Santa Rosa, responsáveis pelo fornecimento de alimentos para entidades públicas, adquiriam insumos inapropriados ao consumo humano por valores baixos.
Durante a apuração, foram apreendidas toneladas de produtos com validade vencida, sem data de fabricação, com insetos vivos, excrementos de insetos ou até mesmo cacos de vidro. A conservação e o transporte também eram realizados irregularmente.
Os alimentos eram fornecidos a dez presídios do Estado, para a Cozinha Comunitária do Município de Ijuí e à Secretaria de Assistência Social do Município de Ijuí. A ofensiva tem o apoio da Brigada Militar.
Entre abril de 2013 e abril de 2016, as empresas investigadas receberam a quantia aproximada de R$ 16,3 milhões da administração pública.