Dois criminosos foram mortos a tiros no início da tarde desta quarta-feira (10), em Caxias do Sul, durante operação da Polícia Civil para desarticular uma quadrilha de ataques a banco na Serra. Outras cinco pessoas foram presas. Segundo a polícia, os criminosos estavam se preparando para assaltar um carro-forte hoje na cidade.
A investigação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) durou um ano. Nesta tarde, os policiais do Deic e da Delegacia de Roubos, Furtos e Capturas (Defrec) de Caxias foram até uma casa alugada pelo grupo no Bairro São Cristóvão. Quando os agentes entraram no local, por volta das 13h, oito homens estavam almoçando. Eles fugiram correndo e trocaram tiros com os policiais.
Dois suspeitos que tentaram pular muros de casas vizinhas para escapar foram atingidos e morreram no local. A polícia conseguiu capturar quatro outros. Um dos suspeitos conseguiu fugir.
De acordo com o delegado do Deic, Joel Wagner, o grupo é suspeito de ter participado dos ataques simultâneos ao Banco do Brasil e ao Banrisul do bairro Ana Rech, em Caxias, no dia 8 de maio. Os caixas do Banco do Brasil foram explodidos e um vigilante frustrou o arrombamento ao Banrisul.
Ainda segundo Wagner, a polícia descobriu que o grupo pretendia assaltar um carro-forte nesta quarta-feira em Caxias do Sul. Com o grupo, os agentes apreenderam quatro fuzis, outras armas, tocas ninjas e duas camisetas da Polícia Civil.
O bando atuava na Serra, mas os líderes são da região metropolitana da Capital e do Vale do Sinos.