O pedido de transferência dos presos para o prisões de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) foi elaborado pelos quatro juízes das varas de execuções criminais da Região Metropolitana no sábado. Na próxima quarta-feira, os magistrados devem entregar pessoalmente a solicitação ao diretor do Departamento Penitenciário (Depen), que estará em Porto Alegre.
Teréu caiu no "campinho" do Maradona
Se a mudança se confirmar, será a terceira temporada de Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona, no RDD. Nas duas anteriores, esteve em Catanduvas, no Paraná.
Apontado como um dos mentores da morte de Dilonei Melara, em meados da década passada, Maradona se consolidou como a principal liderança da facção dos Manos. De dentro da Pasc, seguia comandando o crime. E, em 2009, foi enviado a Catanduvas.
A temporada lhe rendeu ainda mais status. Lá, ele teria feito os primeiros contatos com lideranças dos paulistas do Primeiro Comando da capital (PCC) e dos cariocas do Comando Vermelho (CV). Quando voltou à Pasc, teria articulado o seu império.
Dois anos depois, em 2011, novas investigações o levaram ao RDD outra vez. Relatórios do presídio federal mostravam que, mesmo isolado, Maradona seguia enviando ordens para o Sul a partir das visitas. Um ano e meio depois, voltou para a Pasc.
O cenário no comando dos Manos, porém, estaria mudado. Atualmente, Maradona está em uma galeria supostamente dominada pela facção dos Abertos na penitenciária de Charqueadas.
Leia mais notícias do dia.
Morte na Pasc
Maradona pode ir pela terceira vez para presídio federal
Se o pedido feito pelos juízes da Vara de Execuções Criminais for aceito pelo Departamento Penitenciário, Maradona pode voltar a Catanduvas, no Paraná.
GZH faz parte do The Trust Project