Moradores de Erval Grande, no norte do Estado, desmontaram um acampamento indígena e colocaram os índios dentro de caminhões e vans para serem levados à sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Passo Fundo. A família de índios estava provisoriamente no quilômetro 22 da RS 480.
Após receberem informações de uma nova invasão em terras de agricultores, o prefeito e moradores de Erval Grande, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, e outros municípios da região, passaram a manhã tentando um acordo com os indígenas, que alegavam não ter para onde ir.
Na chegada a Passo Fundo, houve tumulto entre os índios e os agricultores, mas a briga foi contida pelos policiais. A sede da Funai está fechada, e uma solução está sendo estudada pela fundação.
De acordo com a Brigada Militar, 12 índios foram removidos do acampamento, mas eles alegam que são 13 famílias afetadas, um total de 47 pessoas. Desde às 15h, representantes dos índios e dos agricultores estavam reunidos com a Brigada Militar, Polícia Federal e Funai para tentar um acordo. Ficou decidido que os índios serão levados ainda hoje a uma área indígena em Água Santa, cidade que fica a 50 quilômetros de Passo Fundo. Amanhã haverá uma nova reunião entre técnicos da Funai para decidir se eles continuarão na área indígena ou serão levados a outro local.