A Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul autorizou que 18 apenados do regime semiaberto de Caxias do Sul tivesses tornozeleiras eletrônicas instaladas. Os primeiros equipamentos em presos da cidade foram colocados nesta quinta-feira (14) e o restante nesta sexta-feira (15).
Caxias devereia ter sido o primeiro município da Serra a receber os equipamentos. Porém, o incêndio que destruiu a ala do semiaberto do Presídio Estadual de Vacaria, em janeiro deste ano, fez com que a Justiça do município dos Campos de Cima da Serra determinasse que os presos passassem a utilizar as tornozeleiras. Em fevereiro, presos de Bento Gonçalves começaram a utilizar os equipamentos e, no mês passado, os do semiaberto de Nova Prata.
Conforme o delegado regional da Susepe, Roniewerton Pacheco Fernandes, cerca de 120 presos da Serra são monitorados por tornozeleiras, sem contar os 18 de Caxias. No mesmo prédio do Instituto Penal de Caxias do Sul, nao bairro Sagrada Família, já está instalado o Instituto Penal de Monitoramento Serra. A central é em Porto Alegre. Se alguma irregularidade for detectada, os servidores da Capital entram em contato com a equipe de Caxias. Se o problema for nas outras cidades da Serra que utilizam o monitoramento eletrônico, a equipe da Serra comunica os servidores das outras unidades penais.
Gaúcha
Primeiras tornozeleiras são instaladas em apenados de Caxias
Vara de Execuções Criminais autorizou que 18 presos tivesses os equipamentos instalados
Suelen Mapelli
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project