Trinta mil quilômetros em voos nacionais e internacionais em jato executivo para atender a equipe do gabinete do governador no período de 12 meses: esse é objeto de um pregão eletrônico realizado no começo de abril e que tomou preços e homologou a empresa Líder Táxi Aéreo S/A Air Brasil a prestar o serviço ao custo de quase R$ 28 por quilômetro, o que pode resultar em uma conta superior a R$ 800 mil aos cofres públicos daqui a um ano. O contrato ainda não foi fechado pelo Piratini.
A quilometragem prevista no edital é quase o dobro do total acumulado pelo governador em 2013 a bordo do KingAir B200, aeronave que totalizou 16,8 mil quilômetros conduzindo o chefe do Executivo gaúcho no ano passado. Esse avião integra o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, tem 16 anos de uso e se vale de dois motores turboélice. O governo gastou R$ 418,4 mil entre manutenção e combustível da aeronave no ano passado, segundo informações prestadas via Lei de Acesso à Informação.
Já o avião que é sondado para o táxi-aéreo do governador é bem mais moderno, com tempo máximo de fabricação de 14 anos, dotado de turbinas a jato e capacidade para voar dois mil quilômetros sem pousar, em velocidade de cruzeiro de 750 km/h. O edital ainda exige que o avião tenha banheiro privativo e ar-condicionado.
Apenas a empresa Líder Táxi Aéreo S/A se candidatou a oferecer o serviço. O edital foi homologado em 11 de abril, via publicação no Diário Oficial do Estado. A empresa ainda não assinou a ata do pregão eletrônico. Só depois desta etapa a Central de Licitações publicará a súmula que autoriza o gabinete do governador a fechar o contrato.
De acordo com o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, o KingAir B200, precisará ficar parado de seis a oito meses a partir de junho. As turbinas da aeronave serão retiradas e enviadas ao fabricante nos Estados Unidos para que seja feita a revisão completa dos motores, necessária a cada 3,6 mil horas de voo. Já está em andamento uma licitação para contratar a empresa que vai retirar os motores e enviá-los aos EUA.