A Polícia Civil deve indiciar a mãe suspeita de tentar vender a virgindade da filha em Passo Fundo, no norte do Estado, por estupro e exploração sexual de adolescente. Ela e o namorado, que ofereceu uma casa em troca de uma noite com a menina, foram presos em flagrante.
O homem, de 72 anos, também deve ser indiciado pelos crimes de estupro e exploração sexual de adolescente, conforme o delegado titular da Delegacia da Criança e do Adolescente de Passo Fundo, Mário Pezzi. Segundo ele, o inquérito deve ser concluído em dez dias. Os crimes têm penas de quatro a oito anos de prisão.
- Mesmo que o ato sexual não tenha sido consumado, o crime se caracteriza como estupro - explica o delegado.
O Conselho Tutelar de Passo Fundo recebeu uma ligação informando que a adolescente, de 14 anos, seria abusada sexualmente por volta das 22h de segunda-feira. Do outro lado da linha, estava a mãe de um amigo da menina, que teria recebido um pedido de socorro desesperado da adolescente.
A menina teria relatado ao amigo que sofria agressões físicas da mãe, que também teria negociado sua virgindade. O adolescente resolveu contar para a mãe dele, que conversou com a jovem e pediu que ela a ligasse quando precisasse de ajuda.
- Essa mãe deu o número do celular dela para a menina e disse que ela poderia ligar a qualquer hora, até a cobrar. A jovem, que estava assustada e envergonhada com a situação, sentiu confiança nesta mulher. Isso foi muito importante para que o caso pudesse ser denunciado - explica o conselheiro tutelar Fernando Daré.
Virgindade seria trocada por uma casa
Na noite de segunda-feira, a menina teria ligado para a mulher e relatado que teria de "entregar" a virgindade para cumprir um acordo da mãe com o namorado. A mãe da adolescente, de 32 anos, morava com a menina e um filho de seis anos em uma casa localizada nos fundos da residência deste homem, com quem ela teria um relacionamento há cerca de três anos. A mulher pagava aluguel para o namorado, que propôs dar a casa para ela em troca de uma noite com a adolescente.
O acordo seria cumprido na segunda-feira, na casa do idoso, onde também funciona um bar. O estabelecimento comercial ocupa a parte superior da casa e o homem reside no porão.
Assim que o Conselho Tutelar soube do caso, acionou a Brigada Militar e compareceu ao local. Daré conta que a menina foi encontrada de roupas íntimas na cama do idoso, que estava sem camisa. A mãe da adolescente estava sentada no bar.
- A menina estava apavorada e começou a chorar quando chegamos lá. Na hora não conseguia nem falar de tanto medo e vergonha. Depois, contou que já tinha sido acariciada pelo homem outras vezes, mas não consumou o ato sexual - explica o conselheiro tutelar.
A mãe dela e o idoso foram presos em flagrante e encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde permanecem detidos. Em depoimento, os dois negaram ter negociado a virgindade da menina, conforme o delegado.
A adolescente passou por exames e foi encaminhada para a casa de um tio materno, com o irmão. Ela também recebeu acompanhamento psicológico. De acordo com o Conselho Tutelar, devido à prisão da mãe, o Juizado da Infância e da Juventude deve iniciar um processo judicial para definir a guarda da menina e do irmão.
Investigação em Passo Fundo
Mãe que tentou vender a virgindade da filha deve ser indiciada por estupro e exploração sexual
Ela e o namorado, que ofereceu uma casa em troca da noite com a menina, foram presos
Fernanda da Costa
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: