Estudo do Ministério da Justiça divulgado nesta sexta-feira (18) apontou a Serra Gaúcha como principal destino no Estado de pessoas traficadas para trabalho escravo. A pesquisa identificou que a exploração ocorre em áreas rurais, em municípios como Vacaria, Bento Gonçalves e Garibaldi.
Os trabalhadores são aliciados em estados como Bahia, Goiás e São Paulo e levados para o Rio Grande do Sul. A pesquisa também verificou municípios gaúchos onde ocorre aliciamento de pessoas para fins de exploração sexual: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Passo Fundo. Em relação ao tráfico de pessoas dentro do país, para exploração sexual, as pessoas são levadas para cidades de fronteira como Uruguaiana e Santana do Livramento.
Em relação ao crime de venda e tráfico de crianças, a Polícia Federal registrou casos de aliciamento em Porto Alegre, São Borja e Uruguaiana. Na avaliação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os dados apresentados na pesquisa são importantes para orientar ações do governo federal de combate ao tráfico de pessoas. Já em relação ao tráfico internacional de pessoas, os principais destinos são Espanha, Itália e Portugal.