Pelo menos seis pessoas foram feitas reféns durante os assaltos a duas agências bancárias de Pedras Altas, no sul do Estado, segundo informações da polícia. O crime começou por volta das 9h desta segunda-feira, nos bancos Banrisul e Sicredi.
Antes de atacar as agências, os bandidos, que estariam em um Fox, com placas de Joinville (SC), teriam rendido um policial no posto da Brigada Militar. Além de levá-lo como refém, os criminosos roubaram uma arma e uma viatura. Depois, eles foram à agência do Sicredi, onde não realizaram assalto, mas fizeram mais dois funcionários de reféns.
Os quatro homens - todos, segundo testemunhas, usando toucas, e pelo menos dois deles de terno e gravata - chegaram ao posto do Banrisul atirando. Lá, eles teriam feito mais três homens reféns, o funcionário responsável pelo estabelecimento, um vigia e um senhor que transitava próximo ao local. Além deles, os assaltantes teriam levado consigo dinheiro do cofre e do caixa eletrônico. Moradores afirmam que a ação durou cerca de 10 min, e pelo menos 30 tiros foram disparados.
Os criminosos teriam voltado, com os seis reféns e nos dois veículos, ao Sicredi, localizado ao lado da prefeitura, a uma quadra de distância do Banrisul. Dessa vez, foi realizado o assalto, também marcado por tiros, e duas mulheres ficaram feridas. De acordo com a Polícia Civil, todos os reféns foram libertados, menos o policial e os dois funcionários do Sicredi. Além disso, os bandidos atearam fogo em um dos veículos, deixando-o no meio da rua.
Pelo menos 100 homens da Polícia Federal, Polícia Civil e Brigada Militar participam da busca pelos assaltantes, que fugiram em direção a Herval.