O que são doenças autoimunes?
Elas ocorrem quando o sistema de defesa do nosso organismo passa a reconhecer como estranho algum tecido do corpo. Seria como imaginar que um exército (anticorpos) atacasse o seu próprio território.
Quais são os sintomas?
- Fraqueza flutuante (que varia ao longo do dia)
- Fatigabilidade (diminuição da força do músculo com atividade repetida)
- Queda das pálpebras
- Desalinhamento dos olhos
- Falha na musculatura da fala (voz fanha) ou da deglutição (engasgo)
- Dificuldade de respiração em casos mais graves
Como diferenciar um cansaço normal do provocado pela miastenia?
O cansaço normal, aquele que temos após um dia cheio, não vem acompanhado de uma fraqueza muscular. Já na miastenia, a pessoa se sente sobrecarregada e não consegue realizar movimentos de força como levantar algum objeto.
Como é o diagnóstico?
É feito pela análise dos sintomas clínicos e exames como:
- Eletroneuromiografia: por meio de estímulos elétricos, é analisado o grau de contração muscular
- Exames de sangue: importantes para analisar a dosagem de anticorpos que atacam os músculos
A quem afeta?
A doença pode acontecer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em homens entre 50 e 60 anos e em mulheres entre 15 e 30 anos.
Como é o tratamento?
É à base de medicamentos que melhoram a transmissão dos estímulos nervosos e imunossupressores, responsáveis por reduzir o ataque dos anticorpos. Procedimentos cirúrgicos de retirada do timo também podem ocorrer para o controle dos sintomas.
Existe cura?
Não. Por ser uma doença controlável, o indivíduo pode ter uma vida normal. No entanto, os sintomas podem voltar com o tempo e, se o tratamento não for respeitado, há o risco de óbito.
Fontes: Francisco Tellechea Rotta, médico do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, e Márcia Chaves, chefe do Serviço de Neurologia do HCPA