O que é cateterismo cardíaco?
É um exame utilizado para analisar a estrutura de circulação e funcionamento das artérias coronárias – as irrigadoras do coração.
Por que é importante?
Se o nosso corpo fosse um carro, o coração seria o motor, responsável pelo bombeamento do combustível – no caso, o sangue. O cateterismo mapeia precocemente o entupimento das artérias (que nutrem o órgão), confirmando diagnóstico de infartos.
Quando deve ser feito?
Pode ser feito de maneira eletiva (após uma avaliação médica) ou em situações de emergência (quando o indivíduo sofre um infarto), localizando o foco de obstrução da artéria.
Como é feito?
- Após anestesia local, um cateter (uma espécie de tubo) de 1,5 a 2 milímetros de diâmetro é introduzido pelo pulso ou pela virilha.
- Pelo aparato, é injetada uma solução à base de iodo que permite checar se está tudo ok com as artérias coronárias.
- O exame pode ser feito com o paciente sedado ou acordado. Neste último caso, o indivíduo é instruído a realizar movimentos respiratório para auxiliar o procedimento que dura cerca de 30 minutos.
Como é a recuperação?
É recomendado um período de observação e repouso de duas a seis horas. Após a alta, deve-se evitar atividades físicas rigorosas por um período de até 72 horas.
O que é a angioplastia coronária?
É um procedimento usado para tratar ou eliminar obstruções nas artérias do coração, detectadas pelo cateterismo.
Por que é importante?
É o principal tratamento para quadros de infarto. O procedimento restabelece o fluxo sanguíneo da artéria coronária. Dura, em média, de 45 a 90 minutos.
Quando deve ser feita?
O procedimento ocorre quando o cateterismo constata estreitamentos significativos. Casos de entupimentos de artérias podem acontecer em qualquer faixa etária, mas são mais comuns em homens a partir dos 40 anos e em mulheres a partir dos 50.
Como é feita?
- Por meio de um cateter, um balão murcho é inserido na artéria e posicionado no local do entupimento
- O balão é insuflado, esmagando a placa de gordura contra as paredes do vaso, restabelecendo assim o fluxo sanguíneo
- Em seguida, um stent (uma espécie de mola metálica) é posicionado na região para sustentar a parede arterial. O procedimento é acompanhado por medicamentos antiplaquetários e anticoagulantes para evitar tromboses ou reentupimentos.
Como é a recuperação?
Por ser um procedimento mais complexo, requer de seis a 12 horas em repouso absoluto e 24 a 48 horas em observação no hospital. Cuidados com esforço excessivo devem ser mantidos durante um período de cinco a sete dias. Deve haver visitadas periódicas ao cardiologista após o procedimento.
Sinais de alerta de um infarto
Dor, opressão ou desconforto na região do peito por mais de 20 minutos. Pode ser acompanhado de:
- Suor excessivo
- Náuseas
- Falta de ar
O que contribui para a diminuição de fluxo sanguíneo?
- Colesterol elevado
- Cigarro
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Sedentarismo
- Obesidade
- Histórico familiar
Fontes: Fontes: Valter Lima, chefe do Serviço de Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de Misericórdia e Cristiano Jaeger, gestor do Serviço de Cardiologia do Hospital Mãe de Deus.