Causa de muitas mortes décadas atrás, a tuberculose segue afetando dezenas de milhares de pessoas. Apenas no Brasil, estima-se que 5 mil pessoas morrem por ano vitimadas pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.
O que é?
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como "bacilo de Koch" – uma homenagem ao cientista que a descobriu, Robert Koch.
Quais os sintomas?
- Tosse por mais de três semanas. Pode haver sangue no escarro
- Cansaço excessivo
- Sudorese noturna
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Fraqueza
Como ocorre a transmissão?
A transmissão é direta (de pessoa para pessoa). Ocorre devido ao contato com gotas de saliva provenientes da tosse ou do espirro. O bacilo se aloja nos alvéolos pulmonares, onde afeta principalmente o pulmão, podendo se espalhar pela corrente sanguínea.
Quais as áreas mais afetadas?
O pulmão é o mais comum. Porém, outros órgãos, como a pleura, a traqueia, os ossos, o intestino, o fígado e o sistema nervoso, também podem ser afetados.
Como é o tratamento?
É à base de um antimicrobiano específico e disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Comprimidos são usados diariamente por, no mínimo, seis meses. Deve ser feito de forma ininterrupta para que não ocorra a resistência da bactéria ao medicamento e o agravamento do quadro.
Qual a chande de cura?
Se o tratamento for seguido à risca, as chances são maiores do que 90%
A doença está controlada?
Não. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), são identificados cerca de 80 mil novos casos e 5 mil óbitos por ano no Brasil. Os dados colocam o país entre os 22 com mais alta carga da doença em todo o mundo.
Como evitar?
Realizar o diagnóstico precoce e, portanto, ficar atento aos sintomas, é fundamental. Caso seja constatada a bactéria, todos os membros da família que tiveram contato com a pessoa também devem procurar o médico. Isso evita que novos casos apareçam e torna o tratamento mais eficaz.
Como era o tratamento antes da descoberta dos antibióticos?
Um passei nas montanhas
Para poder se multiplicar, o bacilo se instala nos alvéolos pulmonares – local que concentra uma grande quantidade de oxigênio. Antigamente, os pacientes eram enviados a locais altos, como montanhas, onde o ar é mais rarefeito. No entanto, tratamento não funcionava.
Devido à grande quantidade de pessoas em um mesmo lugar, a bactéria era retransmitida e adquiria resistência. Esses locais ficaram conhecidos como sanatórios.
Pneumotórax
Por meio de uma incisão, uma agulha injetava ar na pleura (membrana que reveste o pulmão). A ação era feita para que órgão murchasse e fechasse os buracos feitos pela doença. Isso era repetido inúmeras vezes e provocava a inflamação do
órgão, que perdia a elasticidade e a capacidade de realizar o movimento respiratório. O procedimento foi usado até a década de 1940.