Nem todo açúcar é igual. Algumas versões, como o melado e o mascavo, preservam nutrientes e minerais, pois passaram por menos processos químicos. Já o refinado, altamente processado, não oferece benefícios para a saúde. Veja as diferenças entre os principais tipos.
Branco refinado
É o pior de todos. Passa por diversos processos químicos para ficar branco e perde os nutrientes. Só deve ser usado por quem não precisa perder peso nem tem qualquer tipo de restrição alimentar – ainda assim, com bastante cautela.
Demerara
Semelhante ao açúcar cristal, não passa por tantos processos para se tornar branco, mantendo-se levemente amarronzado. Preserva alguns nutrientes como ferro e cálcio, mas em pequena quantidade. O sabor é próximo ao do açúcar branco.
Mascavo
Extraído do melado, passa por mínimos processos de branqueamento. Preserva os mesmos nutrientes da sua matéria-prima, porém, em menor quantidade. Também mantém o sabor da cana.
Orgânico
É um produto que contém somente matérias-primas provenientes de plantios sem adubos ou fertilizantes químicos. Pode passar por diversos graus de refinação.
Açúcar de coco
Tem um índice glicêmico baixo (velocidade em que os alimentos elevam a taxa de açúcar no sangue) e é menos processado do que o açúcar refinado. Os alimentos considerados de baixo índice glicêmico têm glicose menor do que 55mg. O açúcar branco tem 68mg, enquanto o de coco tem 35mg. Tem um leve sabor de coco.
Açúcar invertido
Usado na indústria, é obtido por meio da quebra da sacarose (açúcar) e da adição de um ácido.
Cristal
Com sabor tradicional do açúcar, é transparente e menos refinado do que branco – portanto, menos nocivo. É bastante usado no meio culinário.
Melado
É a cana em forma líquida. Mantém em sua composição cálcio, ferro, selênio, manganês e cobre, que exercem funções no sangue, nos ossos e nos músculos. Tem sabor forte de cana.
Light
Combina açúcar refinado e adoçantes artificiais em uma proporção de 50% e 50%. Tem maior poder de adoçar e, portanto, deve ser consumido em menor quantidade. Não é indicado para diabéticos.
No rótulo, mas escondido
O açúcar está presente mesmo em alimentos salgados. O ingrediente é adicionado a parte dos alimentos ultraprocessados basicamente para exercer três funções: encorpar o produto, estender seu prazo de validade e melhorar sua aparência. Mas nem sempre é fácil saber se um alimento tem açúcar, pois ele pode estar “escondido” em nomes pouco amigáveis. Leia a lista de ingredientes do rótulo e procure por:
- Sacarose
- Frutose
- Lactose
- Glicose
- Glucose
- Dextrose
- Maltodextrina
- Mel
- Agave
- Xarope de milho
Alimentos que têm açúcar e você nem imagina
Pode não parecer, mas o açúcar também está presente nestes alimentos:
- Molho de tomate
- Molhos de saladas
- Pães e torradas
- Amendoim japonês
- Ketchup
- Lasanha congelada
- Maionese
- Caldo de galinha