A mudança brusca de temperatura pode desencadear crises respiratórias em pessoas que têm doenças ou alergias como asma, bronquite, enfisema pulmonar ou rinite. Por isso, quem já tem diagnosticado algum desses problemas deve ficar atento à previsão do tempo.
O pneumologista e chefe do serviço de pneumologia da Santa Casa, Adalberto Rubin, explica que organismo leva algum tempo até se adaptar com a mudança de temperatura. Além disso, o clima frio e a umidade elevada do ar irritam o aparelho respiratório, prejudicando principalmente idosos e crianças.
Leia mais
ClicTempo: confira a previsão do tempo atualizada
Doenças respiratórias e cardíacas exigem atenção especial no inverno
Para evitar as temidas crises de falta de ar, dor no peito e tosse, que podem levar a internação, é preciso redobrar o cuidado com o vestuário e manter as medicações já indicadas.
– É importante sair bem agasalhado, cuidando principalmente das extremidades (cabeça, mãos e pés). Evitar mudanças bruscas de temperatura como as por ar-condicionado ou com (a ingestão de) alimentos muito quentes ou frios.
Mesmo quem não tem problemas respiratórios precisa ficar atento à mudança de clima, já que a troca de temperatura é uma facilitadora para a proliferação de vírus gripais. Manter a vacinação em dia, principalmente das crianças, lavar as mãos, evitar o contato com pessoas doentes e lugares fechados são os principais meios de prevenção recomendados pelos especialistas.
O pediatra do Serviço de Pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS Alexandre Fiori lembra que não é a mudança de temperatura que deixa as pessoas doentes, mas, sim, o contato com o vírus, exceto para quem já é portador de alguma doença respiratória.
– Obviamente que você tem de aquecer o corpo, é uma forma de prevenção de uma queda de resistência do organismo, mas você só vai contrair uma infecção viral respiratória como resfriados e gripes se tiver contato com alguém doente. O que deixa as pessoas doentes não é o clima, mas, sim, a virose – destaca Fiori.
Saiba o que fazer
Como a mudança brusca de temperatura pode afetar o organismo
Amplitude térmica pode desencadear crises respiratórias
Schirlei Alves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: