De azedo, o limão só tem o sabor. Nutricionalmente, a frutinha cítrica é recheada de benefícios para o organismo, que vão desde melhora da imunidade até controle da tara por carboidratos. Tantas vantagens acabaram dando à fruta o status de elixir da saúde. Mas será que tudo o que dizem por aí é verdade? Com a ajuda da nutricionista Joice Soares desvendamos alguns fatos sobre o limão. Veja.
Leia também:
Peito de peru é saudável? Veja as diferenças e saiba como escolher os embutidos
Aprenda receitas de pastas que podem acompanhar pães e petiscos
Manteiga ou margarina? Conheça vantagens e desvantagens desses dois parceiros do pão
Limão emagrece?
Mito. O consumo isolado da fruta não tem poder emagrecedor.
– Para emagrecer, precisamos ter um déficit de calorias na alimentação, ou seja, ingerir menos calorias do que a necessidade diária – esclarece a nutricionista.
Porém, associado a uma dieta equilibrada, o limão pode atuar como coadjuvante da perda de peso. Isso porque ele facilita a digestão de determinados alimentos como proteínas, carboidratos complexos e ricos em gorduras. Por ser antioxidante, ainda auxilia no processo de desinflamação do organismo, o que favorece o emagrecimento.
Limão com água morna em jejum alcaliniza e desintoxica o organismo?
Verdade, embora o tema seja controverso. Segundo Joice, se analisarmos o pH do limão e do estômago isoladamente, essa afirmação é um mito – afinal, ambos são ácidos. Entretanto, depois de ingerido e metabolizado, o limão se torna alcalino.
Quanto ao efeito de desintoxicação, somente o consumo de água em jejum já é suficiente, pois ela estimula o funcionamento do intestino, acelerando a eliminação das toxinas presentes nas fezes. O limão seria apenas para dar sabor.
Limão reduz a vontade de comer doces?
Verdade, mas só se consumido inteiro. Por ser rico em fibras, oferece maior saciedade, evitando o exagero.
– Como estimula as papilas gustativas, dá uma sensação de plenitude, reduzindo a vontade de comer carboidratos, principalmente doces – afirma Joice.
Limão melhora a imunidade?
Verdade. Rica em vitamina C e antioxidantes, a fruta ajuda a proteger as células sadias do organismo. Como boa parte das propriedades estão na casca, Joice sugere que o limão seja consumido inteiro em sucos, por exemplo. As raspas da casca também podem ser usadas sobre outras preparações para obter bons resultados.
Limão é uma boa opção de tempero para alimentos?
Verdade. Tanto em saladas como em peixes, a fruta ajuda a salientar o sabor. Dessa forma, pode-se reduzir o consumo de sal. Usado no peixe, ainda contribui com a digestão.