A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre prorrogou até 27 de maio a campanha de vacinação contra gripe para os grupos prioritários, depois de atingir 87,37% da meta estabelecida de imunização dentre estes.
Da população-alvo de 380.519, foram registradas 332.466 doses aplicadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) até as 10h de sexta, 20 – como o sistema é alimentado hora a hora, o número, até o final do dia, será maior.
Leia mais:
Professores e policiais serão vacinados contra a gripe em cidades do RS
Vacina é fundamental ou não?
A meta contabiliza os grupos prioritários: crianças, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Considerando as pessoas com comorbidades e outros grupos, um total de 503.907 pessoas foram vacinadas em Porto Alegre. Em relação aos grupos prioritários, apenas o grupo das gestantes não teve a meta alcançada, ficando com 65,53%. Todos os demais atingem índices superiores a 84%.
A informação de que a vacinação contra a gripe vai seguir na semana que vem foi confirmada na manhã desta sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). As cidades que já atingiram 80% de cobertura de imunização dos grupos de risco podem vacinar contra a gripe professores da rede pública e privada, policiais civis e policiais militares, segundo a SES. Porto Alegre está entre os municípios que ampliarão a cobertura vacinal.
– Os municípios que não atingiram a meta deverão seguir incluindo os grupos de maior vulnerabilidade. Para os demais (que atingiram a meta), vamos sugerir para que, na semana que vem, abram as vacinas para os novos grupos – declarou o secretário da Saúde, João Gabbardo, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira.