A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre retoma, nesta segunda-feira, a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. Conforme a pasta, o total imunizado corresponde a 87,37% do público-alvo. A meta era 80%. As informações são da Rádio Gaúcha.
Apenas o grupo das gestantes não atingiu a meta, ficando com 65,53%. Todos os demais atingiram índices superiores a 84%. A campanha vai até o dia 27 de maio somente para os grupos prioritários.
Leia mais:
Número de mortes por gripe A chega a 49 no Rio Grande do Sul
Gripe A: vacinas em clínicas privadas de Porto Alegre não devem ser repostas
Das mais de 380 mil doses recebidas pela secretaria, foram aplicadas 332.466 doses até a última sexta-feira.
Estado atinge a meta, mas número de gestantes é baixo
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou que a meta de vacinação contra a gripe foi atingida no Rio Grande do Sul com antecedência. O objetivo era imunizar ao menos 80% da população de risco.
Os melhores índices foram alcançados entre as puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), que atingiram 89,11% de cobertura; indígenas, com índice de 86,09%; trabalhadores na área da saúde, 84,6%; e idosos, 84,14%.
Na média, a meta foi alcançada. O que ainda preocupa o governo é a baixa procura dos demais integrantes do grupo de risco - a imunização de gestantes atingiu 61,17%, e a de crianças menores de cinco anos chegou a 69,78%.
Dos 497 municípios gaúchos, 75% atingiram a meta em todos os grupos. A orientação da SES é que os municípios que ainda não imunizaram os 80% previstos prossigam a vacinação e também a intensifiquem a busca aos grupos com menor cobertura (crianças e gestantes). Cada prefeitura poderá decidir se manterá o atendimento somente aos grupos de risco ou se ampliará a professores e policiais.
Leia mais notícias de ZH Vida
Até agora, foram confirmados 338 casos de gripe A no Estado, que resultaram em 60 mortes. Na semana passada, eram 254 casos e 49 mortes.