Em entrevista por telefone, o médico Osmar Terra, especialista em saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê, ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Sul e deputado federal pelo PMDB-RS diz que o zika vírus deve chegar ao Estado e que ações devem ser feitas com urgência. Atualmente, ele preside a frente parlamentar da saúde e é coordenador das ações da Câmara em relação à microcefalia,
Como a microcefalia se espalhou com tamanha velocidade pelo Brasil?
O zika provavelmente entrou no Brasil durante a Copa do Mundo, e possivelmente iniciou no Nordeste. O vírus foi descoberto em Uganda, em 1947, mas lá não tem esse acompanhamento ou pesquisas que relacionem com a microcefalia. Em outubro, o Brasil começou a detectar casos de nascidos com microcefalia em número muito elevado. O mérito foi dos agentes de saúde de Pernambuco, que descobriram que quem nasceu e morreu com microcefalia tinha o zika vírus.
Entenda como o zika vírus se espalhou pelo mundo
Os governos têm sido ágeis em detectar e agir?
Foi detectado o vírus em maio deste ano, mas como os bebês com microcefalia nasceram em outubro, só descobriu-se agora a relação. No começo eram oito Estados com casos. Agora está em 19 Estados, e 14 com microcefalia. O governo precisa aumentar a velocidade de ação, não pode se limitar ao Ministério da Saúde. Não tenho percebido o senso de urgência que a epidemia exige. Isso é para ontem, tem que trabalhar dia e noite. Tinha que ter drone para ver piscina de água parada para eliminar os focos do Aedes aegypti, ser autorizada entrada no pátio das casas mesmo sem vontade do dono. Os municípios também precisam se mexer para decretar emergência e acessar recursos para combater o transmissor.
Saúde
"Se puder adiar a gravidez, melhor", afirma o deputado federal Osmar Terra
Na entrevista, deputado aponta ações que podem ser tomadas para conter expansão do mosquisto Aedes Aegypti no RS
Erik Farina
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project