Estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostra que o consumo de cranberry ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes, derrame e doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trio é responsável, anualmente, por mais de 15 milhões de mortes. De acordo com a pesquisa, a cranberry é fonte de compostos protetores - polifenóis - que sustentam as defesas naturais do organismo.
Popular na Europa e nos Estados Unidos, a cranberry é encontrada no Brasil apenas em sucos, geleias e outros derivados.
Cranberry ajuda a reduzir infecções urinárias e melhora a saúde cardíaca
Estudo mostra que substância encontrada nas frutas transforma gordura branca em marrom
Os testes foram realizados com 56 adultos saudáveis com idade média de 50 anos. Por oito semanas, metade dos participantes bebeu suco de cranberry de baixa caloria duas vezes ao dia, enquanto o outro grupo consumiu um suco placebo. Durante a análise, pesquisadores monitoraram a pressão arterial e o açúcar e lipídios no sangue, além da proteína C-reativa, um tipo de marcador de inflamação.
Conheça oito alimentos que ajudam a evitar a hipertensão arterial
Grãos integrais podem reduzir o risco de morte prematura
O grupo que bebeu o suco de cranberry apresentou melhora em todos os índices analisados, o que pode associar-se a um risco 10% menor de desenvolver doenças cardíacas e 15% menor de acidente vascular cerebral (AVC). Os resultados sugerem que os polifenóis encontrados em grande quantidade na cranberry são os agentes encarregados pela proteção do organismo contra doenças crônicas. Além disso, a fruta contém proantocianidina, antioxidante que pode prevenir a entrada de determinadas bactérias no corpo.
Leia mais notícias sobre saúde
Em virtude de seus benefícios para a saúde, a cranberry é indicada por médicos para tratamentos como infecção urinária, por exemplo. Estudo anteriores também indicam a fruta como um alimento eficaz para o controle de peso e bom funcionamento de vasos sanguíneos.