Usar escova, pasta e creme dental diariamente é fundamental para uma higiene bucal adequada. Tão importante quanto a dupla responsável pela escovação, o fio ou a fita dental chega a lugares não alcançados pela escova, removendo restos de alimentos acumulados. Mas existem regras na hora de usar o fio?
Poucos estudos abordam qual seria a maneira correta de passar o fio dental, e ainda não há um consenso se ele deve ser usado antes ou depois da escovação. A Associação Brasileira de Odontologia no Rio Grande do Sul (Abors) não tem um posicionamento definido sobre o assunto e afirma que os especialistas têm diferentes opiniões sobre o tema.
Conheça os erros mais comuns que podem comprometer a higiene bucal
ZH conversou com sete dentistas para saber qual das duas indicações deve ser considerada. Apesar de cada um ter sua própria recomendação, todos concordam que a escolha é opcional. O importante mesmo é não deixar de usar.
- Apenas de 10% a 15% das pessoas usam o fio dental, e esse hábito é muito difícil de ser incentivado. Se o paciente estiver passando o fio já está ótimo. Não vai haver diferença significativa se ele fizer isso antes ou depois da escovação - afirma a cirurgiã-dentista Tatiana Beltrami.
Segundo o odontopediatra Paulo Kramer, entretanto, a ordem do uso do fio e da escova interfere na limpeza.
- Para remover os resíduos que não foram embora com a escovação, o fio dental pode ser passado depois. Se passado antes, ele irá remover a placa bacteriana, um dos fatores causadores da cárie - afirma Kramer, que, em geral, recomenda a utilização do fio ou da fita dental depois.
Tem regra?
Saiba se o fio dental deve ser passado antes ou depois da escovação
Item é fundamental para prevenir problemas bucais como a cárie
GZH faz parte do The Trust Project