Quando chega o inverno, muitas pessoas deixam de lado a atividade física e, com isso, prejudicam sua saúde. Chegou a hora de mudarmos esse comportamento e tratarmos com mais responsabilidade o que muitos estudos já comprovaram.
Na estação mais fria do ano, o consumo de chocolate quente e de vinho e a vontade de comer aumentam e, consequentemente, cresce também o consumo calórico. Por isso, é normal também termos aquela vontade de quase hibernar.
Mas o certo a fazer é um pouco diferente. Com a temperatura mais baixa, ocorrem algumas alterações no nosso organismo, causando gripes, resfriados e doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite, além de mais preguiça que, muitas vezes, afasta as pessoas das atividades físicas. Porém, é importante saber que a interrupção da prática, principalmente no inverno, deixa-nos mais suscetíveis a doenças e fragiliza o organismo, pois realizar regularmente exercícios tem como consequência um aumento na resistência orgânica da pessoa. É muito importante mudar o pensamento de fazer atividade física no verão ou para o verão. A saúde é o mais importante.
As pessoas que praticam atividades físicas no inverno podem ter vantagens únicas como mais disposição, melhora do sono para também um mais adequado despertar e ingestão de mais líquido. Os exercícios tornam nosso coração menos vulnerável a doenças, controlam o índice glicêmico e a pressão arterial.
Com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para se manter aquecido, o que ajuda as pessoas que querem perder peso. Então, é legal aproveitar esse benefício e fazer exercícios que vão potencializar e aumentar seus efeitos. No entanto, não podemos esquecer que os resultados irão depender diretamente da quantidade e da intensidade das atividades, associadas a uma alimentação equilibrada.
O exercício melhora os níveis de colesterol sanguíneo, aumenta as taxas do bom colesterol e a resistência muscular, deixa tendões e ligamentos mais flexíveis, melhora a massa óssea, eleva a produção de serotonina - e, por isso, diminui a tendência à depressão -, traz sensação de bem-estar, alivia o estresse e a ansiedade e, ainda, auxilia no combate à insônia. Pessoas vivem melhor se exercitando.
Não pare. Tenha hábitos saudáveis e melhore sua qualidade de vida.