Um estudo publicado no jornal Occupational & Environmental Medicine indica que a exposição aos ruídos de tráfego está relacionada a um risco maior de aumento da gordura na região abdominal.
Como o barulho do dia a dia pode causar ansiedade, insônia e outros distúrbios
A pesquisa realizada entre 2002 e 2006 avaliou a exposição aos ruídos dos tráfegos rodoviário, ferroviário e de aeronaves em residências de mais de cinco mil pessoas que vivem em áreas suburbanas e semi-rurais de Estocolmo, na Suécia.
Pesquisadores usaram dados oficiais do país sobre estradas, fluxo de veículos, velocidade e barreiras acústicas de cinco cidades. Os participantes também responderam a um questionário com dados pessoais sobre estilo de vida e trabalho, além de serem submetidos a exames de saúde.
Consumo de refrigerante diet pode aumentar gordura na barriga
Os resultados mostraram relação entre o nível de ruído ao qual as pessoas estavam expostas com a medida da circunferência da cintura. Especialistas afirmaram que estresse e noites mal dormidas, por serem consequências desses barulhos, também podem ser fatores responsável pelo aumento da gordura abdominal.
Cinturas maiores foram associadas à exposição a qualquer uma das três fontes de ruído - ferroviário, rodoviário e aeronáutico. De acordo com o estudo, a ligação foi mais forte para ruídos provocados por aeronaves. E por haver um efeito cumulativo: quanto maior o número de fontes às quais as pessoas estão expostas, maior pode ser o acúmulo de gordura abdominal.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
- O ruído do tráfego pode influenciar suas funções metabólicas e cardiovasculares por meio de distúrbios do sono e estresse crônico - afirma Andrei Pyko, do Instituto Karolinska, da Suécia.