Pesquisa indica que substância presente na composição do chá verde pode atrasar a progressão do câncer de próstata e reduzir os níveis de antígenos específicos da próstata, o que diminui o risco da doença. Essas afirmações são de um estudo feito por pesquisadores do Moffitt Cancer Center, os quais apresentarão os resultados observados no congresso anual da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), que se realiza em Chicago, Estados Unidos.
Extrato de chá verde pode ajudar no tratamento Alzheimer, diz estudo
Medicamento para câncer de próstata impede progressão da doença, diz estudo
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença nos homens. Cerca de 20% do chá verde é consumido em países asiáticos, onde as taxas de mortalidade da doença estão entre as mais baixas do mundo. Além disso, o risco de desenvolver o câncer aumentou entre os homens que abandonaram os hábitos de consumo da erva depois de migrarem para os Estados Unidos.
Segundo pesquisas laboratoriais, a catequina é uma substância da família dos polifenois e está presente na composição do chá verde. Ela pode ser responsável por inibir o crescimento e também estimular a morte das células cancerígenas. O EGCG é o tipo de catequina mais abundante no chá, sendo responsável pelos efeitos positivos nos homens graças à ação antioxidante.
Pesquisa aponta novos motivos para consumir chá verde e maçã
Como fica a vida sexual após a retirada da próstata?
Pesquisadores usaram cápsulas descafeinadas de Polifenol E, o qual comportava uma mistura de catequinas predominantemente contendo EGCG
Para a análise foi feita uma comparação entre 49 homens que ingeriram Polifenol E com outros 48 que foram submetidos à ingestão de placebo. Ao final do período de um ano, não se observou diferença significativa no número de casos de câncer de próstata entre os dois grupos. No entanto, o trabalho mostrou uma redução de chances do risco de se desenvolver câncer de próstata no grupo que consumiu polifenol. Esses homens também diminuíram os níveis de antígenos específicos da próstata - biomarcadores que, quando combinados com outros fatores de risco, podem vir a desenvolver o problema.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
A pesquisa percebeu ainda um aumento significativo dos níveis de EGCG no plasma sanguíneo dos participantes que usaram polifenol E.