Pesquisadores mostram que a maioria das crianças de dois anos já usa dispositivos móveis, como tablets e smarthphones. De acordo com um estudo apresentado em São Diego durante o encontro anual da Academia Americana de Pediatria (PAS, na sigla em inglês), entre as crianças com até um ano de idade, uma a cada sete fica em frente às telas por pelo menos uma hora por dia.
Tablet pode prejudicar lado emocional e social de bebês, dizem cientistas
Cafeína e tecnologia são responsáveis pelos problemas no sono de 90% das crianças
Especialistas que participaram do evento não recomendam o uso de mídias de entretenimento - televisão, computadores, celulares e tablets - para crianças com menos de dois anos de idade.
Para descobrir a idade em que as crianças ficam expostas à primeira mídia móvel e como é o comportamento delas em relação aos dispositivos, um questionário foi entregue a 370 pais de crianças americanas com idades entre seis meses e quatro anos. Os participantes responderam perguntas sobre os tipos de aparelhos que eles têm em casa, com qual idade as crianças começam a se interessar pelos dispositivos, frequência de uso e qual a opinião e recomendação do pediatra da família.
Os resultados concluíram que os aparelhos de entretenimento são encontrados em praticamente todo os lares e entre esses, 97% possui TV, 83% tablets, 77% smarthphones e 59% têm acesso à internet.
A pesquisa surpreendeu com os números relacionados ao uso de dispositivos entre as crianças com menos de um ano de idade: 52% já assistem programas de TV, 36% já passaram pela experiência de tocar em uma tela de algum aparelho digital, 24% já fizeram ao menos uma ligação, 15% usam aplicativo e 12% jogam vídeo games.
Entre as crianças com dois anos de idade, a maioria já faz uso de dispositivos móveis.
Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças com menos de dois anos fiquem longe de tablets e afins
Para 92% dos professores, uso de tecnologia em sala de aula é positivo
- Algumas crianças permanecem em frente às telas por mais de meia hora - conta a autora principal Hilda Kabali, do Departamento de Pediatria da Rede de Cuidados da Saúde Einstein, da Filadélfia, Estados Unidos.
A especialista afirma também que os resultados a surpreenderam, pois ela não esperava encontrar crianças com apenas seis meses já usando esses dispositivos.
A pesquisa também mostrou que 73% dos pais permite que seus filhos brinquem com esse tipo de dispositivo enquanto as tarefas domésticas são feitas. Além disso, 65% dos pais vê as telas como uma opção para acalmar as crianças e 29% para colocá-las para dormir.
O tempo gasto com os dispositivos também aumentou com a idade. 26% das crianças de dois anos e 38% das de quatro, usam mídias móveis por pelo menos uma hora por dia.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
Por fim, apenas 30% dos pais afirmaram que os pediatras das crianças já discutiram sobre o assunto com a família.