As recomendações alimentares, como bem sabemos, defendem produtos lácteos como parte de uma dieta saudável. Porém, um estudo espanhol, realizado com mais de 4 mil pessoas, mostrou que essas recomendações podem ser questionadas.
Intolerantes à lactose têm menos chances de desenvolver câncer
Saiba tudo sobre o iogurte grego
Pesquisadores da Universidade Autônoma de Madrid investigou se existe uma relação concreta entre a ingestão de iogurte e determinados benefícios para população adulta e concluíram que o consumo desse alimento não está relacionado a melhores parâmetros físicos e mentais. A avaliação foi feita a partir de mudanças perceptíveis na rotina de 4.445 espanhóis no decorrer de três anos e meio.
- O consumo regular de iogurte não teve associação alguma com a saúde e qualidade de vida. São necessárias outras pesquisas, com instrumentos mais específicos, para aumentar a possibilidade de encontrarmos um benefício potencial desse alimento - afirma Esther López-García, autora principal do estudo.
Segundo Esther, em comparação às pessoas que não comem iogurte, aqueles que consomem o laticínio regularmente não apresentaram nenhuma melhora significativa no componente físico da qualidade de vida. Embora os pesquisadores tenham percebido uma diferença na capacidade mental, esta não foi estatisticamente significativa.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
Além disso, as principais dietas recomendadas, tanto na Espanha quanto em outros país, citam os laticínios como alimentos importantes para uma dieta saudável. De acordo com especialistas, isso acontece porque a maioria dos estudos foca nos efeitos como um todo, por mais interessante que seria avaliar a associação independente de cada tipo de produto lácteo.