Mulheres que já tiveram depressão podem ter mais risco de desenvolver diabetes durante a gestação, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing.
Enjoos matinais podem ser sinais de gravidez segura e bebês saudáveis
Estresse durante a gravidez pode ser transmitido por gerações
Saúde dos dentes da mãe durante a gestação pode refletir no bebê
- As mulheres com histórico de depressão devem estar cientes de seu risco de desenvolver diabetes gestacional e levantar essa questão com seu médico. Os profissionais de saúde também devem conhecer essa condição e oferecer os cuidados adequados - disse Mary Byrn, coautora do estudo.
Leia mais matérias sobre gestação
Os pesquisadores da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, mediram sintomas de depressão em 135 gestantes. Aquelas que apresentaram diabetes durante a gravidez eram 3,79 vezes mais propensas a sofrer de depressão.
Segundo os pesquisadores, a combinação de depressão e diabetes na gestação aumenta significativamente os riscos para a saúde da mãe e do bebê. As grávidas que estão deprimidas são mais propensas a apresentar comportamentos não saudáveis como uso de álcool, tabagismo e não cumprimento das visitas ao médico no pré-natal.
Leia mais matérias sobre saúde
A relação entre diabetes e depressão é controversa, afirmam os autores. Inicialmente, acreditava-se que a depressão era mais comum em pessoas com diabetes por causa das exigências de conviver com uma doença crônica. Mais recentemente, os cientistas passaram a acreditar que ter depressão pode precipitar o aparecimento de diabetes tipo 2. Portanto, se a depressão está presente antes da gravidez, pode ser importante monitorar com mais atenção os riscos de diabetes na gestação.