Praticar atividades físicas duas ou três vezes por semana já seria o suficiente para reduzir em 20% o risco de infarto e AVC em mulheres na meia-idade. É o que concluiu um estudo realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicado nesta semana no periódico Circulation.
Leia também:
Saiba quais cuidados tomar ao praticar atividades físicas em dias de muito calor
Como aproveitar as férias para sair do sedentarismo
Ouça playlists cientificamente projetadas para fazer seu exercício render mais
Os pesquisadores analisaram 1,1 milhão de mulheres na Inglaterra, com idade média de 56 anos, sem histórico de câncer, doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou diabetes. As participantes que faziam alguma atividade duas ou três vezes por semana alguma atividade intensa o suficiente para suar ou acelerar os batimentos cardíacos já tinham benefícios para a saúde do coração. Os pesquisadores contaram como exercícios não apenas modalidades praticadas na academia, mas também jardinagem e caminhada.
O estudo, entretanto, não encontrou evidências de que praticar atividades mais de três vezes por semana reduza ainda mais os riscos de infarto e AVC.
Sedentarismo pode matar duas vezes mais que obesidade
Veja cinco dicas para uma alimentação rápida e saudável antes dos exercícios físicos
- Para cuidar da saúde do coração, as mulheres não precisam se exercitar muitas vezes por semana. A alta frequência de atividade física oferece pouco benefício adicional à saúde, se comparada à frequência moderada - diz Miranda Armstrong, coautora do estudo.
Leia mais notícias sobre exercícios físicos
As participantes do estudo relatarem seu nível de atividade física no início do estudo e três anos mais tarde. O acompanhamento foi, em média, de nove anos.
Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar