Meninas que consomem bebidas açucaradas com frequência tendem a iniciar ter a primeira menstruação (menarca) mais cedo, diz uma pesquisa publicada na revista Human Reproduction, um dos principais periódicos de medicina reprodutiva do mundo.
Leia mais notícias sobre Bem-Estar
Os pesquisadores acompanharam, entre 1996 e 2001, cerca de 5,6 mil meninas com idades entre 9 e 14 anos e descobriram que aquelas que bebiam mais de uma porção e meia de bebidas açucaradas por dia menstruaram 2,7 meses mais cedo do que as que consumiam duas ou menos porções do líquido por semana.
A idade média da menarca entre as meninas que consumiam a bebida mais frequentemente foi de 12,8 anos - em comparação a 13 anos para quem beber o mínimo.
Este efeito ocorreu independente do índice de massa corporal (IMC), da altura, da ingestão total de alimentos e de outros fatores de estilo de vida, como atividades físicas.
Segundo os cientistas, as descobertas são importantes não só por causa do crescente problema da obesidade infantil em vários países desenvolvidos, mas também porque a menstruação precoce está ligada a um risco maior de câncer de mama na fase adulta.