O ato de amamentar pode até ser responsabilidade exclusiva da mãe, mas a presença e o apoio do pai nesse momento também é muito importante. Uma pesquisa divulgada recentemente pela revista americana Pediatrics comprovou essa ideia e concluiu que o envolvimento dos homens no aleitamento materno aumenta as chances de prolongar a amamentação.
Leia também:
Conheça mitos e verdades sobre amamentação
Amamentação torna as crianças mais inteligentes
O ideal e o real da amamentação
No estudo, 214 novas mães e seus parceiros foram divididos em dois grupos. Um deles recebeu suporte sobre amamentação no hospital e o outro buscou ajuda por conta própria. Mais de 95% das mães do primeiro grupo continuaram amamentando três meses depois do estudo, enquanto que 88% das outras ainda davam o próprio leite ao filho.
De acordo com uma das líderes da pesquisa, Jennifer Abbass-Dick, da Universidade de Ontário, no Canadá, o pai pode ajudar na amamentação se compreender como funciona o processo, como posicionar o bebê ao peito de modo que seja confortável para a mãe, conseguir identificar se a criança está sugando o leite e monitorar se está recebendo alimento suficiente.
Leia mais notícias sobre infância e família
- O aleitamento é cercado de vínculo. O pai que apoia nesse momento ampara a mãe para que ela tenha mais segurança - explica Giana Frizzo, psicóloga e coordenadora do Centro de Atendimento pais-bebê, da UFRGS.
Leia mais notícias de saúde e bem-estar
As mães que tiveram apoio de seus parceiros, na pesquisa canadense, relataram mais confiança para cuidar e amamentar seus bebês do que as demais mulheres.
- A mãe precisa se sentir cuidada para poder cuidar. Quanto mais ajuda ela tiver, melhor - avalia a psicóloga.
Saiba o que fazer
A psicóloga Giana Frizzo dá algumas dicas para que os pais possam colaborar com a parceira na hora da amamentação
Busque informações
Os homens que quiserem apoiar suas parceiras podem participar de cursos de gestação. Assim, é possível entender a importância e como ocorre a amamentação. Também evita que eles acreditem nos mitos, como o do leite fraco. Em princípio, toda mãe é capaz de amamentar o seu bebê.
Auxilie no descanso
Para produzir bem o leite, a mãe precisa estar descansada. Nesse aspecto, o parceiro pode auxiliar nas tarefas domésticas e em outras funções que desgastam a mulher. Uma mãe cansada não consegue amamentar de modo adequado.
Incentive a amamentação
Ajude a mãe a proporcionar o aleitamento sempre que o bebê pedir. Manter a criança bem alimentada pelo leite materno evita que, por exemplo, o uso da mamadeira se torne mais recorrente. O vínculo com os pais na hora da amamentação deve persistir pelo maior tempo possível.
Dispense visitas indesejadas
Uma saia-justa é quase inevitável, mas poupar a mãe de visitas que podem causar estresse ou outras sensações negativas é indicado. Nesse caso, os homens colaboram para evitar que suas parceiras e os bebês sofram com pessoas inconvenientes.