*Colaborou Luciano D'Arriaga, educador físico e ultramaratonista
Aproveitando as dificuldades e adversidades enfrentadas pelos participantes da 10ª edição da Travessia Torres-Tramandaí (TTT), prova de 81,24 quilômetros realizada no final de semana passado no Litoral Norte, gostaríamos de reforçar para todos aqueles envolvidos com a prática da corrida (tanto treinadores quanto atletas) a importância dos exercícios de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência e coordenação. Eles ajudam a adquirir, de maneira eficiente e simétrica, um melhor fortalecimento muscular, tendíneo (dos tendões) e articular.
Então, nos perguntamos: Qual o melhor exercício para complementar a corrida? Onde treinar? Quantas vezes?
Não existe apenas um exercício específico para complementar o treinamento de corrida, mas diferentes modalidades que podem proporcionar os benefícios acima citados aos seus praticantes.
Dentre aqueles mais utilizados e que apresentam melhores resultados estão musculação, pilates e treinamento funcional. Essas modalidades podem ser praticadas tanto em academias ou estúdios quanto em ambientes externos (por exemplo, em praças e parques). Isso vai depender da criatividade e material disponível.
A quantidade de treinos complementares para a prática da corrida vai depender do nível do atleta e da planilha de corrida elaborada pelo treinador. Esse número vai variar de duas a três vezes por semana. Essa periodização deve ser desenvolvida pelo educador físico e, sobretudo, elaborada com objetivo de evitar sobrecargas de treinamento para, com isso, prevenir lesões. Então, pessoal, vamos correr, mas sempre bem preparados para isso.