A sesamoidite, lesão diagnosticada na apresentadora Xuxa, é um problema mais comum do que se imagina. A inflamação dos pequenos ossos da parte de baixo dos dedos do pé, localizados nos tendões e entre extremidades dos ossos longos, tem origem em lesões por movimentos repetitivos. O uso de calçados de salto alto, como no caso da apresentadora, é uma das causas, porém há outros que podem desencadear o problema.
Todos os sapatos podem ter relação com a inflamação, mas a origem está na maneira como equilibramos a força do pé no chão ao caminhar, como salienta o médico ortopedista do Laboratório do Pé, Renato Brufatto Machado.
- Apesar de muito pequenos e delicados, os sesamoides do pé duplicam a força do movimento no impulso dele no chão para caminharmos, semelhante a um mecanismo também presente nos joelhos - explica.
A força desequilibrada aplicada aos pés não resulta apenas na sesamoiditite, mas também pode ser a causa de outros problemas, como esporões do calcâneo, tendinites, fascites plantares e outras tantas inflamações em várias regiões dos membros inferiores. O cirurgião especialista em pés e tornozelos frisa ainda que isso está ligado à anatomia do corpo humano.
- Os problemas nos pés têm relação com o desnível dos membros inferiores. Nenhum ser humano é perfeitamente simétrico. A diferença no eixo do corpo é que pode mostrar porque pisamos de uma forma ou de outra no chão - diz Machado.
Tratamento pode ser feito com palmilhas
Em casos mais graves, a sesamoiditite requer cirurgia, mas geralmente o uso de medicação, mobilização dos membros e a utilização de palmilhas personalizadas evita que a inflamação retorne.
- Quem tem uma inflamação no pé, não consegue caminhar por causa da dor. Com o uso de palmilhas personalizadas confeccionadas a partir de um exame do caminhar, identificamos o local do problema e a pessoa pode utilizá-las para evitar a dor. Quando temos uma goteira em casa, primeiro procuramos resolvê-la para depois buscarmos uma solução para consertar o telhado. Com os pés, a analogia é parecida. A pessoa que sofre com essa e qualquer outra inflamação precisa de um tratamento para eliminar a dor e buscar maneiras para identificar a origem do problema com soluções para que não retorne - completa o ortopedista.