*Publicitária e mãe de uma duplinha faminta por diversão (e comida boa)
Tenho um filho de seis anos que ganhou um Furby da minha sogra de Dia das Crianças. O Furby é um boneco eletrônico interativo (e repetitivo) semelhante a um Gremlins (aquela criatura do filme americano da década de 80, lembra?). O Furby do meu filho ganhou o nome de Vargas. "Vargas?" . Ao que ele respondeu: "Por causa do Eduardo Vargas, mãe". Para quem não está por dentro do mundo do futebol, Vargas é chileno, joga no Grêmio e na seleção do Chile. No momento em que aterrissamos em Santiago, em uma viagem em família, Vargas marcou um gol no jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção do Chile venceu o jogo e encaminhou a sua classificação. As ruas da capital estavam em festa. Nós, também.
Fomos esquiar em setembro, final da temporada de neve, no Valle Nevado. Foi a primeira vez dos meus filhos na neve. Uma das vantagens de esquiar por lá é visitar a capital chilena. Santiago está a 60 quilômetros do Valle, é uma cidade segura e repleta de praças com gramados verdes e playgrounds. Nosso tempo foi curto, mas proveitoso.
A escolha de um hotel com vizinhos de porta ilustres, como Sr. Tigre, Sr. Urso Polar e família Suricatas (pequenos mamíferos, o Timão do "Rei Leão"), foi golaço em nossa programação. O The Aubrey Hotel é um casarão histórico restaurado de forma impecável no coração do bairro Bellavista e na encosta do Cerro San Cristóbal, onde está localizado o Parque Metropolitano - área do funicular, do mirante do morro, do novo Parque Bicentenário da Infância e, é claro, do Zoológico Nacional. Ou seja, hotel para acordar literalmente com fome de leão (e de diversão!).
Caminhamos no entorno da Rua Constitución e de seus efervescentes bares e restaurantes. Apresentamos a casa-museu de Pablo Neruda para as crianças, a La Chascona. Visitamos dois restaurantes clássicos da Bellavista: Galindo e Azul Profundo. Comemos pastel de jaiba (siri) e Barros Luco (sanduíche de pão, carne e queijo) no imperdível Liguria (recomendo o da filial da Luis Thayer Ojeda). Mas nenhum almoço foi tão agradável com minha duplinha mirim quanto o do Mestizo (que serve um dos melhores pisco sour da cidade). O restaurante fica dentro do fabuloso Parque Bicentenário de Vitacura e tem uma área especial com brinquedos ao ar livre.
Não sobrou tempo para as compras. Mesmo assim, meu filho deu um jeito de trazer uma camiseta de futebol da seleção do Chile. Semana passada, foi a vez da minha filha ganhar um Furby do avô, que viajou para os Estados Unidos (eles estão se multiplicando como os Gremlins aqui em casa). Vargas ganhou uma "irmãzinha" que foi batizada com o nome de "Suricata", em homenagem aos nossos vizinhos ilustres do zoo de Santiago. E é assim, de uma maneira particular, que as crianças vão demonstrando o quanto curtiram conhecer esse pedacinho do país mais próspero da América do Sul.