O treinamento funcional é uma nova atividade que vem crescendo a cada dia no Brasil e tem se mostrado uma excelente forma de melhorar a saúde e a estética.
Essa prática é desenvolvida com exercícios que simulam atividades cotidianas e esportivas. Utiliza-se uma variedade de movimentos multiarticulares, que incorporam na sua maior parte exercícios com pesos livres aliados com o peso do próprio corpo. Além de vários aparelhos projetados especificamente para a prática dessa atividade, trabalhando o corpo de maneira global, equilibrada e integrada.
O objetivo geral deste tipo de treinamento é melhorar a capacidade funcional do corpo, estimulando-o para alcançar adaptações de acordo com as exigências do dia a dia. Assim, o indivíduo estará melhor preparado para essas atividades, evitando o surgimento de padrões que favoreçam a ocorrência de lesões articulares e musculares.
O mais importante do treinamento funcional é que se consegue abranger, com sua diversidade de exercícios, um trabalho excelente para a postura corporal, a perda de peso, a tonificação e o ganho de massa muscular, além da melhorar o condicionamento cardiovascular e respiratório. Ou seja, uma atividade bastante completa para quem busca melhor qualidade de vida.
QUEM PODE PRATICAR?
Qualquer pessoa, mas respeitando sempre o nível de treinamento, a idade e as limitações de cada um. É muito importante que as sobrecargas e os exercícios evoluam de maneira gradual e sejam sempre orientados por profissionais de educação física ou fisioterapia.
Em forma
Christian Krause: Treinamento funcional
Diversidade de exercícios torna a modalidade completa para quem busca qualidade de vida
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: