Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que 70% das pessoas leem os rótulos dos alimentos durante as compras. Mas metade não compreende adequadamente os significados das informações contidas nas embalagens.
Entre outros pontos, os consumidores devem ficar atentos às necessidades energéticas, que variam de acordo com a idade, o peso, a altura, a atividade física e o sexo da pessoa, explica o nutrólogo André Veinert.
Para não correr o risco de consumir nutrientes em excesso - ou de menos), conheça os principais pontos a serem avaliados nos rótulos dos alimentos.
Saiba o que está comprando
% VD
Significa Valor Diário e indica a quantidade de energia (calorias) e nutrientes que o alimento traz em relação a uma dieta média de 2 mil kcal.
Valor energético
São as famosas calorias (kcal). Representam a energia que nosso corpo produz a partir do consumo daquela porção de alimento.
Carboidratos
Atuam como fontes de energia, por isso é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente. São encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral.
Proteínas
Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células, além de proporcionar uma sensação de saciedade. Carnes, leite e leguminosas contêm boas doses do nutriente.
Gorduras totais
Auxiliam no transporte de vitaminas A, D, E e K, mas o seu consumo deve ser moderado, pois aumentam o peso.
Gorduras saturadas
Encontradas em produtos de origem animal, como carnes, queijos, leite integral e manteiga, aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Gorduras trans
Estão presentes em produtos industrializados como salgadinhos, bolachas, sorvetes e margarinas. Aumentam os riscos para o coração.
Sódio
Importante para a regulação hídrica e o desempenho do cérebro, se consumido em excesso pode causar retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.
Fibra alimentar
As fibras garantem o bom funcionamento do organismo, o controle das taxas de glicemia e colesterol, além de aumentar o efeito de saciedade. São facilmente encontradas em frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.
Porção (em grama ou mililitro)
Trata-se da quantidade média recomendada para consumo para manter uma alimentação saudável. Vale ressaltar que a os valores nutricionais não correspondem ao alimento inteiro. Um pacote com 90 g de salgadinho pode conter uma tabela nutricional relacionada a uma porção de 30 g. Neste caso, para descobrir as calorias consumidas, é preciso multiplicar os valores da tabela por três.
Medida caseira
Indica a porção de um alimento segundo uma medida usada pelo consumidor, tais como: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. Informar a medida caseira é obrigatório.
Fonte: nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme