Faça um planejamento
Por mais vontade que tenha de jogar tudo para o alto, opte pelo planejamento. Guarde o dinheiro necessário para ficar tranquilo durante o período de afastamento de suas atividades. Mas não planeje demais. No sabático, você deve ter margem para seguir os instintos e promover súbitas mudanças de rumo.
Sabático não é férias
Abandonar a rotina estressante apenas para descansar e se divertir não é sabático, é férias. A parada prolongada faz diferença quando envolve uma reflexão sobre as coisas que são importantes para a pessoa e uma reavaliação do caminho a seguir.
Saia da rotina
Um princípio básico do sabático é se afastar do estilo e do ambiente de vida anterior. A ideia é sair do piloto automático e lançar um novo olhar sobre si. Quem não larga a rotina não consegue pensar diferente. Por isso, as viagens costumam ajudar. Elas tiram a pessoa do ambiente ao qual estão acostumadas.
Tenha um plano B
Caso seu sabático não resulte em alguma iluminação sobre o que fazer da vida, é prudente ter algo engatilhado para o retorno ao mundo do trabalho. Na medida do possível, tenha uma saída de emergência para esse momento. Uma possibilidade é negociar de antemão uma possível volta ao velho emprego, por exemplo.
Confira depoimento de um "sabatista"