Levou tempo, mas os pais de Julia dos Reis Cunha Vargas, nove anos, Henrique Fregapani Kerber, oito anos, e Sarah de Paula Nunes, oito anos, conseguiram tornar o uso dos óculos de sol uma regra, pelo menos na praia. O mais relutante ainda é Henrique, mas os olhos claros fazem com que a mãe, Vera Lúcia, redobre os esforços:
- Ele briga um pouco ainda, mas eu percebo que ele precisa. Fica apertando o olho no sol, sei que dói.
Para Julia, é uma questão de necessidade. Com 6,5 graus de hipermetropia, a menina usa óculos de sol com grau.
Passando uma temporada na casa de Sarah na praia, as amigas já arrumam a bolsa combinando com a cor do biquíni e das armações. O esforço da mãe em fazer com que ela pegasse gosto pelos óculos de sol deu tão certo que a garota pediu um par novo de amigo secreto. O modelo que recebeu, da Hello Kitty, fica sempre no rosto, exceto para ir ao mar.
Adriana, mãe de Sarah, diz que o segredo do sucesso é comprar um modelo que a criança realmente goste e se sinta bem.
- Me preocupo muito com a qualidade das lentes. Acho que é importante acostumar desde cedo. É para o bem deles - diz Adriana, que oferece o adereço à filha desde que ela tinha quatro anos.
O hábito de crianças pequenas usarem óculos é recente, explica a oftalmologista Patrícia Gus, mas tem se tornado popular:
- Nós sugerimos, mas eles não usam muito. As crianças são muito inquietas.
Segundo a oftalmologista, o uso é importante porque ajuda a proteger o cristalino (estrutura que com o tempo pode se transformar em catarata) e a retina (que tem uma degeneração com a idade).
- O sol causa oxidação dessas estruturas com a produção de substâncias químicas acumuladas ao longo da vida. Da mesma forma que uma pessoa que toma muito sol pode ficar com a pele envelhecida, o olho pode ter problemas - diz ela.
A oftalmopediatra Rosane Ferreira indica que o uso do óculos deve começar mais cedo, por volta dos seis meses ou assim que a cabeça da criança estiver firme, no caso de ter olhos claros. A especialista alerta que os óculos ajudam a evitar a vermelhidão ocular, comum em quem fica muito tempo exposto ao sol.
Cuidados
- Procure evitar óculos comprados em camelô. A maioria não tem proteção.
- Quando a criança usa óculos de grau, uma sugestão é investir em lentes que escurecem.
- Procure modelos divertidos para estimular o gosto nas crianças.
- Observe se a lente tem proteção ultravioleta, para bloquear a luz que oxida as estruturas dos olhos.