Se manter uma rotina de exercícios físicos durante o ano já é difícil para algumas pessoas, nas férias esse desafio tende a ser ainda maior. Em uma época na qual naturalmente ficamos mais relaxados e com a rotina desregrada, a tentação de deixar as atividades de lado e sucumbir à preguiça pode se tornar irresistível.
Mas sair de férias pode ser também uma excelente oportunidade de tirar mais tempo para você e para cuidar melhor do seu corpo. Foi justamente essa a decisão tomada pela serventuária de Justiça Simoni Simões Verfe, 49 anos, para tornar a sua estada de um mês em Capão da Canoa, no Litoral Norte, ainda mais agradável e saudável. Recuperada de um câncer de mama que teve em 2010, Simoni retomou há três meses a rotina de exercícios que sempre manteve, mas que foi temporariamente interrompida para o tratamento.
- Me sinto muito mais motivada aqui na praia. Durante o ano, trabalhando o dia inteiro, volto para casa cansada e ter disposição para os exercícios é mais difícil. Aqui estou mais solta, livre e ainda tenho o mar para me acompanhar e incentivar - diz.
Mas o mar está longe de ser o único incentivador de saúde para Simoni: seus filhos Guilhermo, 28 anos, e Gabriela, 26 anos, além do seu marido Carlos, também são amantes dos esportes.
- Meu marido corre 11 quilômetros todos os dias, e isso que ele tem 53 anos! - conta ela, orgulhosa.
Para não deixar que a falta de rotina nas férias atrapalhe o treinamento físico, Simoni segue à risca as orientações do seu professor e elegeu um turno do dia para praticar os seus exercícios.
- Todos os dias, depois do café da manhã, saio para me exercitar, independentemente do horário. Caminho, corro e, quando chego em casa, faço mais abdominais e outras atividades. Estou conseguindo manter o mesmo nível de treinamento que tinha nos meses anteriores - conta.
A rotina leve, mas comprometida, estabelecida por Simoni durante as férias é a mais indicada pelos especialistas. Quem pratica atividades físicas durante todo o ano e tira um tempo para descansar pode optar por atividades diferentes e que mantenham o corpo em movimento.
- Nesta época é legal ter uma variação de exercícios, fazer algo mais prazeroso, que você realmente goste, com a vantagem de não precisar seguir muitas regras - explica o educador físico Christian Krause.
Cuidado com os exageros
Amigos reunidos batendo uma bola descompromissada na praia é uma cena comum no litoral. Mas ser um "atleta de veraneio" também requer cuidados.
- Aquelas pessoas que não fazem nenhum exercício durante o ano e resolvem passar um dia inteiro praticando um esporte na praia estão muito propensas a sofrer lesões e até infartos - alerta o educador físico Christian Krause.
Portanto, para não precisar abrir mão dos momentos de lazer com os amigos, o ideal é pegar mais leve. Evite fazer exercícios de intensidade forte por mais de 15 minutos e nunca esqueça do alongamento depois das atividades. Permitir que o corpo descanse e se recupere por pelo menos um dia também é importante.
Roupas e calçados inadequados também podem ser prejudiciais para a pratica de exercícios na praia, mesmo para atividades leves como uma caminhada.
- O ideal é sempre usar tênis, pois a areia dura aumenta muito o impacto no corpo. Só é permitido ficar descalço na areia fofa - diz Christian.
Veja alguns dos esportes que podem ser praticados na beira da praia e escolha o seu:
Surfe
Pelo contato que proporciona aos praticantes com o mar e as ondas, é um esporte muito prazeroso, que oferece bem-estar psicológico. No aspecto físico, fortalece a resistência, o equilíbrio e a coordenação motora. Por questões de segurança, é importante sempre iniciar a prática e com a orientação de um professor ou de uma pessoa mais experiente. Também é importante estar sempre próximo a uma guarita de salva-vidas.
Gasto calórico em 1 hora: 410kcal a 547kcal
Stand up paddle
Excelente trabalho para o Core (abdômen, reto, transverso e oblíquos e região lombar), além dos braços e das pernas. Não é fortemente aeróbico, mas tem um gasto calórico relativamente bom.
Gasto calórico em 1 hora: 300kcal a 390kcal
Kitesurf
Não chega a ser uma atividade aeróbica. Mesmo assim, exige muita força dinâmica, estática e explosiva de membros superiores, braços, costas, ombros, antebraços e dos membros inferiores.
Gasto calórico em 1 hora: 304kcal a 400kcal
Caminhada
Trabalha membros inferiores, melhora o condicionamento aeróbico e a resistência muscular, previne a osteoporose, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular. Exercício leve, é indicado para iniciantes em atividades físicas.
Gasto calórico em 1 hora: 295kcal a 393kcal
Futebol
Fortalece o sistema cardiovascular e a musculatura e colabora para o aumento da densidade óssea. Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, das coxas, dos glúteos, das costas e do abdômen.
Gasto calórico em 1 hora: 460kcal a 614kcal
Beach tênis
Novo hit do verão, é um exercício muito aeróbico, que trabalha braços, costas, abdômen e pernas. Proporciona grande gasto calórico, pois o jogo não para, e a frequência cardíacas e mantém sempre elevada.
Gasto calórico em 1 hora: 720kcal a 960kcal
Corrida
Traz os mesmos benefícios da caminhada, mas de forma mais intensa. Aumenta a resistência muscular, estimula a formação de massa óssea e tem grande gasto calórico, o que ajuda na perda de peso.
Gasto calórico em 1 hora: 489kcal a 652kcal
Futevôlei
Um dos esportes mais praticados na praia, tem um altíssimo gasto calórico, além de ser bastante aeróbico. Trabalha principalmente os membros inferiores e toda a musculatura do abdômen e da região lombar.
Gasto calórico em 1 hora: 600kcal a 890kcal
Frescobol
Além de aeróbica, a atividade trabalha os braços e as pernas. Impõe um alto gasto calórico, principalmente para praticantes mais experientes, que conseguem manter um jogo de forma mais continuada.
Gasto calórico em 1 hora: 534 kcal a 712kcal