A Unimed Porto Alegre acaba de dar início à terceira edição do estudo que resulta no Índice Bem-Estar Unimed (IBE), um indicador para avaliar o nível de bem-estar da população. O resultado será divulgado nos próximos meses. Nesta edição, a pesquisa também será realizada, pela primeira vez, com o público interno da cooperativa médica.
Como nas duas primeiras edições, os entrevistados serão avaliados em 12 dimensões: convívio social, relação com o trabalho, cultura e lazer, autonomia e liberdade, meio ambiente, hábitos alimentares, bem-estar psicológico, espiritualidade, bem-estar físico, acesso básico, governo e avaliação da vida.
Em 2009, quando a Cooperativa Médica lançou o IBE, o índice geral de bem-estar da população de Porto Alegre ficou em 0,67 (numa escala de 0 a 1). Já em 2011, o índice subiu para 0,69.
Bem-estar corporativo
Em 2013, a pesquisa será realizada pela primeira vez com o público interno da Unimed Porto Alegre. O objetivo é avaliar o índice de bem-estar da equipe da Cooperativa e, com base nos resultados, planejar ações que impactem no bem-estar dos colaboradores.
Em breve, a Unimed Porto Alegre também pretende oferecer a pesquisa como produto para seus clientes empresariais, expandindo assim o acesso ao estudo.
O IBE abrange diferentes áreas de conhecimento que têm diferentes entendimentos do que é bem-estar, como medicina, sociologia, educação física, nutrição e psicologia. A pesquisa pretende sensibilizar médicos, lideranças empresariais, famílias, governos e a sociedade em prol do bem-estar, estimulando práticas benéficas à saúde.