A criação de uma vacina eficaz contra a bactéria causadora da tuberculose em roedores reavivou a esperança de uma proteção mais efetiva em pessoas adultas contra uma doença que a cada ano causa um milhão e meio de mortes.
A clássica vacina BCG é eficaz nas crianças, mas "não protege suficientemente o adulto contra a tuberculose pulmonar", explica o Instituto Pasteur, que concebeu esta vacina há cerca de um século. A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) protege entre 50% e 75% dos adultos, o que torna impossível impedir a propagação e a erradicação da doença.
Recentemente, pesquisadores do Instituto Pasteur e do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) conseguiram modificar o genoma do bacilo responsável pela tuberculose, para obter "uma cepa não virulenta nos ratos", de acordo com um comunicado de ambos os centros.
As equipes coordenadas pelo Dr. Laleh Majlessi e pelo professor Claude Leclerc afirmaram que "os ratos imunizados com a cepa atenuada estão protegidos de forma muito eficaz contra a infecção por 'Mycobacterium tuberculosis'", a bactéria responsável pela doença.
Os pesquisadores descobriram que a sua versão modificada do bacilo de Koch (outro nome dado ao agente infeccioso descoberto pelo alemão Robert Koch) "provoca no rato uma reação imunológica mais forte do que a vacina BCG".
Assim, "a cepa mutante do Mycobacterium tuberculosis é uma candidata para se tornar uma séria vacina contra a tuberculose", destacaram o Instituto Pasteur e o Inserm, cujas pesquisas foram publicadas nesta quarta-feira na revista americana Cell Host & Microbe.
No entanto, outros estudos serão necessários antes de a vacina ser usada em seres humanos. O próximo passo é fazer uma mutação adicional para fornecer uma cepa totalmente inócua que pode ser testada em seres humanos.
A tuberculose se agravou nos países pobres. Com 9 milhões de novos casos a cada ano, é a segunda principal causa de morte entre as doenças infecciosas, atrás apenas da Aids.
Em laboratório
Avanço em vacina contra tuberculose pode ser eficaz para imunizar adultos
Entre as doenças infecciosas, tuberculose só perde para Aids em número de mortes
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: