Saúde

"Meu Primeiro Lanchinho"
Notícia

Nestlé recolhe lotes de produto infantil por níveis elevados de toxina

Medida preventiva foi adotada após análise detectar nível de substância produzida por fungos acima do permitido; consumidores podem solicitar reembolso

Zero Hora

Enviar email
Nestlé Brasil / Divulgação
Conforme a Nestlé, o problema foi identificado durante “análises de qualidade de rotina”. A distribuição e comercialização dos lotes impactados foram suspensas pela Nestlé.

A Nestlé Brasil anunciou o recolhimento voluntário de lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, em todo o país. A decisão foi tomada após a identificação de níveis elevados de aflatoxina. 

A toxina é produzidas por fungos e foi identificada acima do limite permitido pela legislação brasileira, segundo comunicado emitido pela empresa.  

Conforme a Nestlé, o problema foi identificado durante “análises de qualidade de rotina”. A empresa alertou que o consumo prolongado de alimentos com níveis aumentados dessa substância pode ser prejudicial à saúde, com possíveis efeitos sobre o fígado em casos extremos.

O que é aflatoxina

A aflatoxina é uma micotoxina produzida por fungos do gênero Aspergillus, comuns em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil. De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), essas toxinas são genotóxicas e carcinogênicas, podendo causar danos no DNA e aumentar o risco de câncer

Elas são encontradas em alimentados como amendoim, nozes, milho, arroz e outros produtos secos, além de especiarias, óleos vegetais brutos e grãos de caca, devido à contaminação por fungos.

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) aponta que a ingestão regular de alimentos contaminados com aflatoxinas pode levar a riscos como câncer de fígado, defeitos congênitos e problemas nos rins e no sistema imunológico.

Risco de intoxicação

A Nestlé garantiu que os níveis de aflatoxina encontrados nos produtos recolhidos estão muito abaixo da quantidade necessária para causar intoxicação aguda.

“Seria necessário o consumo diário de 18kg de produto (ou 508 pacotes de 35g) por um período de 1 a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores-alvo.”, informou a empresa.  

O que fazer se você tiver um produto do lote afetado?  

A distribuição e comercialização dos lotes impactados foram suspensas pela Nestlé, que orienta os consumidores a não consumirem os produtos e a entrarem em contato para devolução e reembolso.  

Os canais de atendimento disponíveis são:  

  • E-mail: faleconosco@primeirolanchinho.com.br  
  • Telefone: 0800-761-2500 (segunda a sexta, das 8h às 17h).  


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Central do Torcedor

14:00 - 15:00