Usado no tratamento contra o câncer, o acelerador linear de radioterapia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) deve atender o público somente a partir de fevereiro de 2025. A previsão inicial era que a operação começasse em setembro deste ano, um mês após o presidente Lula inaugurar o novo Centro de Oncologia e Hematologia do hospital.
A instituição aguarda a autorização do Conselho Nacional de Energia Nuclear, etapa final antes da operação do aparelho. O processo de instalação das peças demorou mais do que o previsto. De acordo com o GHC, elas foram importadas e necessitaram de testes que causaram mudanças no cronograma inicial.
O GHC, hospital que atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), estima que 700 pacientes possam ser tratados por ano com o novo equipamento, sem que precisem ser transferidos para outros hospitais para completar o atendimento.
Conforme a instituição, foram mais de mil encaminhamentos a outros hospitais em 2023 — número que pode chegar a zero quando o local tiver condições de oferecer atendimento integral.
Produção: Fernanda Axelrud