A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Petrópolis foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (21) em Passo Fundo. Localizada na Avenida Brasil Leste, a estrutura conta com 450,38 metros quadrados de área construída e amplia o serviço de saúde na região.
A obra começou em abril de 2023 e recebeu investimento de R$ 2,6 milhões, vindos de emenda parlamentar e recursos do município.
Com mais de 10 salas, a estrutura oferece consultórios médicos e odontológicos, salas de triagem, curativos, vacinas e observação.
A unidade abrirá ao público na tarde desta quinta-feira e deve atender até 8 mil pessoas do bairro Petrópolis, como forma de reforçar a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A região atendida compreende a localidade a partir da UBS, do lado esquerdo do bairro (para quem vai em direção a UPF), até o entorno da empresa Kuhn.
Inicialmente, a estrutura funcionará com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, uma farmacêutica, um auxiliar de farmácia e dois agentes comunitários de saúde (ACS).
Presente na inauguração, o prefeito Pedro Almeida reforçou a importância do prédio para complementar a rede municipal de saúde.
— Com o Cais Petrópolis, que será entregue nos próximos meses e se tornará 24 horas, teremos um grande complexo de saúde para suprir a demanda crescente do bairro — disse.
A reforma do Cais Petrópolis conta com investimento de R$ 1,64 milhão e deve ser concluída até março de 2025, afirmou Pilati.
Nos últimos seis meses, outras duas unidades de saúde foram inauguradas, nos bairros São Cristóvão II e Secchi. Com a estrutura do bairro Petrópolis, as UBSs acrescentam capacidade de atendimento da cidade em 30 mil pessoas.
Homenagem ao Dr. César Pires
A nova UBS leva o nome do Dr. César Pires, médico formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), professor da Faculdade de Medicina e membro do corpo clínico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Reconhecido por sua dedicação à neurologia e neurocirurgia, Pires morreu em junho de 2021.
A filha do médico, Júlia Zeni Pires, esteve no evento de inauguração ao lado de familiares e agradeceu a homenagem.
— Tenho memórias dele como um pai afetuoso, mas também um médico muito humano. Ele não tinha dia nem horário para atender seus pacientes. Por isso, agradecemos essa homenagem tão significativa — disse.