A murta é uma planta medicinal nativa do Brasil, que também é encontrada no Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. Com benefícios à saúde, a espécie pode ser utilizada na forma de chá, a partir da infusão ou decocção - ferver junto com a água - de suas folhas ou cascas do tronco.
Conforme o e-book Plantas medicinais de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a murta é uma árvore que pode chegar a até 20 metros de altura, com tronco reto e revestido por uma casca grossa. Além das propriedades medicinais, sua madeira é comumente utilizada em obras internas de construção civil e para paisagismo ornamental.
As folhas são lanceoladas – formato semelhante a uma espátula –, aromáticas e simples. A árvore ainda apresenta flores brancas e perfumadas, que habitualmente florescem entre o tronco e as folhas. Ainda apresenta pequenos e aromáticos frutos avermelhados, roxos ou escuros, com sabor levemente picante e que podem ser consumidos frescos.
Para que serve a murta
A murta apresenta propriedades digestivas e antimicrobianas, especialmente contra o protozoário Leishmania amazonensis (que causa a leishamniose) e o fungo Paracoccidioides brasiliensis (que provoca micose sistêmica, a paracoccidioidomicose). Além das suas folhas, a casca também pode ser empregada no preparo de chás.
A bebida é hipotensora, ameniza náuseas e possui ação antileucorreica – corrimento vaginal –, antiespasmódica – movimento de contração involuntária de músculos do intestino –, e antidiarreica. Seu uso também é indicado para o tratamento de cistites e uretrites.
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.
O objetivo destas plantas é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como preparar o chá de murta
Infusão
- Separe uma colher de sopa de folhas frescas ou secas, picadas
- Acrescente em um xícara com água fervente
- Tome três vezes ao dia
Decocção
- Separe uma colher de sopa de casca picada
- Acrescente em uma xícara com água
- Ferva tudo
- Beba três vezes ao dia