Sete hospitais gaúchos receberão aproximadamente R$ 11,4 milhões para apoio emergencial à gestão de instituições impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1º).
Instituições de saúde beneficiadas pelos projetos:
- Hospital Universitário de Canoas
- Hospital de Pronto Socorro de Canoas
- Hospital de Cardiologia de Porto Alegre
- Hospital de Viamão
- Hospital de Alvorada
- Hospital Vila Nova
- Hospital Restinga e Extremo Sul
Parte das instituições que receberão os recursos não foi alagada com a enchente, mas teve danos indiretos durante a tragédia climática. Não foi divulgado quanto cada uma as instituições irá receber.
A verba será destinada para o financiamento de duas iniciativas promovidas pela pasta. Além do órgão federal, participam da ação a Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV) e o Hospital do Coração (HCor), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O foco dos projetos é a melhoria de gestão e da qualidade dos serviços prestados pelas instituições. A iniciativa também busca promover a eficiência na utilização dos recursos e a integração das ações de saúde, contribuindo para a recuperação e fortalecimento da rede de atenção à saúde no Rio Grande do Sul, alinhado às políticas e diretrizes nacionais e estaduais.
“O investimento para o apoio emergencial à gestão de sete hospitais gaúchos impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), reafirma o compromisso do governo federal na reconstrução e reestruturação desses estabelecimentos, buscando retomar integralmente a assistência à população afetada e contribuir para a recuperação e fortalecimento da rede de atenção à saúde no estado,” declarou em nota o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
Segundo o governo federal, os recursos são oriundos de imunidade tributária concedida às Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESREs) que integram o Proadi-SUS, provenientes de contribuições sociais.