Fechado desde o mês de maio, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas retomará os atendimentos no próximo mês. A previsão da prefeitura é de que o local volte a receber pacientes até o dia 30 de setembro. O HPS fica no bairro Mathias Velho e foi afetado pela enchente histórica.
Conforme o secretário de saúde do município, Mauro Sparta, o retorno irá ocorrer de forma parcial. Serão realizados atendimentos de baixa e média complexidade, procedimentos ambulatoriais, consultas e medicações. Além disso, 34 leitos de internação serão reabertos. Casos de traumatologia e de alta complexidade seguirão sendo atendidos no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Para a retomada, uma licitação emergencial deve ser lançada nos próximos dias. O pregão eletrônico será destinado para compra de materiais hospitalares.
O governo federal enviou ao município cerca de R$ 19 milhões. Os valores são destinados para compra de equipamentos. Outros R$ 30 milhões ainda estão sendo aguardados para a reforma. O hospital já passou por limpeza, pintura, recuperação de fachada e de salas. A sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fica no pátio do HPS, voltou a funcionar em agosto. Em julho, parte da equipe administrativa voltou a operar no Mathias Velho.
Conforme o diretor administrativo do HPS, Marcelo Elísio Oliveira, engenheiros e arquitetos trabalham no local. O prazo para reabertura total do hospital é dezembro.
O HPS de Canoas foi evacuado no dia 5 de maio após ter todo o primeiro pavimento tomado pela água. Mais de 10 alas foram atingidas e equipamentos perdidos. A instituição é referência para atendimento de mais de cem cidades da região.