Já em funcionamento, o novo prédio do Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) amplia o atendimento médico do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Sul. A moderna estrutura, que será inaugurada oficialmente em cerimônia agendada para sexta-feira (19), oferece acompanhamento especializado em áreas como ginecologia, obstetrícia, pediatria, oftalmologia e otorrinolaringologia.
— Lá nossos alunos e professores atenderão às demandas nessa área de toda a região sul do Estado. Hoje a Católica atende 60% do SUS da região, um motivo que a gente tem chamado esse lugar da futura Cidade do SUS — disse José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da UCPel, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (18).
Com recursos próprios, a UCPel investiu cerca de R$ 20 milhões para a construção do prédio e para a compra de equipamentos modernos. São mais de 2 mil metros quadrados de área construída, divididos em 40 novos consultórios clínicos que estão "à disposição do SUS", salientou Bachettini, para atendimento de pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de municípios de toda a Região Sul.
Além da chamada "Cidade do SUS", como o novo prédio foi batizado pela UCPel, a instituição ainda projeta a inauguração de um hospital de simulação para 2025. Em um espaço totalmente controlado, alunos de todos os cursos da saúde poderão testar procedimentos clínicos de forma totalmente experimental, um processo de aperfeiçoamento dos acadêmicos, aponta o reitor.
— Eles podem praticar e simular todos os casos clínicos que eles encontram no dia a dia da sua experiência clínica dentro dessa estrutura que ela é segura e de simulação. Ali nós podemos acertar, errar o procedimento, acertar, errar a dose da medicação para que quando praticar na vida real, o índice de erro diminua e muito. Então esse complexo de ensino e assistência é o grande modelo pedagógico que a universidade vem trabalhando nos últimos tempos — disse o gestor, ao projetar a inauguração para o próximo ano.