O Instituto Maria Schmidt (Imas), novo gestor do Hospital de Viamão, na Região Metropolitana, assume a administração do local no dia 1º de agosto. A empresa foi contratada pela prefeitura de forma emergencial com contrato de um ano.
O contrato entre o executivo e o instituto foi assinado no dia 28 de junho. De acordo com a prefeitura de Viamão, todos os trabalhadores foram contatados pelo Imas para manifestarem interesse em permanecer nos cargos. Além disso, um processo seletivo foi aberto para cadastro reserva.
Em abril, o município da Região Metropolitana adquiriu o imóvel e o terreno do hospital por R$ 24 milhões. Anteriormente, o prédio pertencia à Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que segue administrando o local até que o Imas assuma. A FUC está em recuperação judicial, e por isso, vendeu o ativo como parte do acordo com a justiça. A venda serviu para manter os atendimentos essenciais à população.
Procurado pela reportagem, o Instituto Maria Schmidt não se manifestou sobre quantos trabalhadores irão permanecer no hospital. Ainda conforme a prefeitura, há, agora, um trabalho de transição e levantamento de insumos.