O Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, assumiu a gestão do Hospital de Alvorada, na Região Metropolitana, nesta segunda-feira (15). O contrato emergencial foi anunciado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A Associação Beneficente João Paulo II (ABJPII) administrava o hospital de desde 1º de abril, quando, após 25 anos, a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) se despediu da gestão do Hospital de Alvorada. Originalmente, o contrato era 180 dias (seis meses), ou seja, a associação deixa o comando do hospital antes do prazo.
O Hospital Alvorada é um dos estabelecimentos de saúde de propriedade do Estado com gestão de empresas contratadas. De acordo com a SES, a decisão de troca de gestão ocorreu após pacientes e funcionários do hospital relatarem problemas envolvendo a Associação Beneficente João Paulo II. Contatada por Zero Hora, a entidade não se manifestou até a publicação da reportagem.
O contrato firmado tem validade por um ano e pode ser prorrogado. Com isso, o Ana Nery passa a ser responsável pelos atendimentos de pacientes internados, setor de urgência e emergência e pela maternidade. De acordo com a instituição, todos funcionários serão mantidos e contratados pelo grupo.
Procurado por Zero Hora, o SindiSaúde informou que se reuniu com o grupo do Hospital Ana Nery para entender como irá ocorrer a gestão da instituição de Alvorada. Segundo a diretora Lucia Mendonça, a troca de administradora será positiva para a população:
— A saúde em Alvorada vai ser tratada com mais respeito e dignidade.
De acordo com a direção, além da manutenção dos atuais trabalhadores, antigos funcionários também serão recontratados.
No início do mês de julho, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apontou que o Hospital de Alvorada estava em situação precária. A Associação Beneficente João Paulo II, que estava à frente da administração, foi autuada pela Vigilância Sanitária do município. Com a troca de gestão, a notificação expirou.
Agora, o Hospital Ana Nery terá que solicitar um novo licenciamento junto à vigilância. Sobre a troca de gestão, a direção do Simers afirmou que deve se reunir com o Ana Nery para tratar da atual situação do hospital.